O Amor pela minha filha Luísa!

"Corajosa e Lutadora, tem uma grande necessidade de se sentir aprovada e de agradar a todos. Com estranhos é inibida, mas quando tem confiança é bastante comunicativa. Pode ser arisca e rebelde, mas apaixona-se com facilidade e esforça-se para ter uma relação estável e duradoura, apresentamos ao mundo a nossa filha Luísa".



Total de Visitas do Blog

sábado, 31 de janeiro de 2015

De volta ás aulas!

Após um mês de férias, à volta as aulas é um momento bastante esperado para as mamães, papais, vovós e vovôs..rs. Ter os nossos pequenos bagunçando, brincando, dormindo tarde, comendo besteiras não tem preço, mas a difícil tarefa de voltar a rotina escolar ainda é um grande desafio para pais e mestres.




Imaginemos que durante alguns meses ensinamos os nossos filhos a acordarem cedo, tomarem banho,  vestirem o uniforme, lancharem, escovarem os dentes, comer comida saudável, fazer dever de casa, dormir cedo e depois que a rotina é aceita e seguida por eles, Férias...uhhh...tudo parece ir por água a baixo e o desespero começa a reinar nas famílias rs, e perguntas como: o que faço? Como acordá-lo cedo? Se tornam cada vez mais comuns e sem respostas.

A nossa filha Luísa está na escola desde os seus 10 meses de vida e temos experiência sobre a rotina férias-escola. Abaixo listei algumas dicas para que esta transição se torne menos traumática para ambas as partes, acompanhe:


  • Deixe o seu filho a vontade para brincar, bagunçar, ficar acordado até mais tarde durante as férias, porém, dê limites, desta maneira ele se adaptará ao retorno das férias sem muito esforço.
  • Converse com o seu filho e esclareça que ele está em um período de recesso e logo voltará a sua rotina escolar.
  • Ao arrumar o material escolar, chame o seu filho para te ajudar, mostre a ele os itens, desta maneira o interesse e vontade de retornar à escola fica aflorado.
  • Mostre a ele que os seus amiguinhos também estão de férias, mas logo estarão na escola a sua espera.
  • No dia do retorno às aulas, mostre ao seu filho que todos o esperam, que você está feliz porque ele irá aprender, se desenvolver, arrume a sua mochila com muito carinho, todos os detalhes são primordiais para que tudo flua positivamente.
  • Não demonstre insegurança ou tristeza ao deixar o seu filho na escola, por maior que seja a saudade e vontade de estar com ele, você precisa ser forte, e se demonstrar fraqueza, o seu filho também sentirá.
  • Se, ao deixar o seu filho na escola, ele chorar, acalme-o, mas seja firme e mostre que aquele momento é importante e muito especial para ele. Se for os primeiros dias de aula, o choro é natural, mas mantenha o foco, nesta hora a confiança na escola e nos profissionais são fundamentais para a nossa tranquilidade.
  • Se nos primeiros dias de aula o seu filho quiser levar com ele um brinquedo ou um urso de pelúcia, permita que leve, desta maneira ele se sentirá mais seguro na sua ausência.
  • Ensine ao seu filho como a vida realmente é, que estudar é fundamental para que ele cresça e se torne alguém na futuro, como você se tornou. O seu exemplo será o maior incentivo nesta nova etapa e fará toda a diferença.
Até o final do ano de 2014, a nossa filha chorava para ficar pela manhã na escola, e mesmo sendo doloroso, conversávamos com ela sobre a importância da escola e da nossa necessidade em trabalhar, e a deixávamos. No final do dia, ela só tinha coisas ótimas a nos contar. Neste início de ano, ela está ótima, crescida e não chora mais para ficar na escola. Entendeu que é uma rotina necessária e muito divertida.


E por fim, ao buscar o seu filho na escola, comemore com ele todas as emoções, novos desafios, novos amigos. Pergunte do que ele mais gostou, qual a brincadeira mais legal, e deixe ele falar ou se expressar. Isto funciona demais, pelo menos com a nossa filha é genial, ela fala de tudo, seu dia, seus amigos, o que fez, como fez, o que mais gostou, o que não achou muito legal, o que comeu e só finaliza os seus contos quando o sono a pega..kkk.

Sem dúvida a volta às aulas será maravilhosa e com gostinho de quero mais. Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu Blog!