Olá mamães, tudo bem?
Os nossos bebês estão crescendo rápido e se desenvolvendo na velocidade da luz, mas a apartir de agora, temos que prestar bastante atenção nos nossos pequenos porque eles já começam a saber exatamente o que querem, e também começam a saber fazer BIRRA quando não querem algo, e ai a pergunta que muitas mamães e papais se fazem é: "O que fazer quando o meu bebê der birra?".
A nossa pequena Luísa está exatamente nesta fase, de muita esperteza, não para quieta, quer fazer tudo o que tem vontade, mas quando não deixamos ela fazer alguma coisa que quer, nossa, começa o espetáculo da Birra, se joga para trás, chora, bate, faz biquinho e muito mais, mas para tudo nesta vida tem um jeitinho e abaixo descrevi algumas técnicas que estão funcionando muito bem com a nossa Luísa para que esta birra para antes mesmo de começar a se tornar um problemão, acompanhem:
- Dê limites ao seu bebê sempre - mesmo que ele chore, bata, se jogue para trás, lembre-se que a educação deve ser dada de berço.
- Perceba se realmente o seu bebê está fazendo birra - se ele está limpinho, com a barriguinha cheia, e está sorrindo, brincando, pulando, mas se você tira algum objeto da sua mãozinha ou não deixa ele fazer algo e ela fica mal, OPS, pode ter certeza que é birra.
- Como agir quando o seu bebê der birra - a melhor dica para acabar com a birra é fingir que você nem está vendo aquele "espetáculo", mas antes é fundamental ter certeza que é birra. Pode fazer o teste, deixe o seu bebê dar birra e olhe para outro lado, ou continue assistindo televisão, ou saia de perto, em poucos minutos ele parará de dar birra e te procurará. O bebê faz birra como uma defesa, onde normalmente, ele consegue tudo o que quer, mas se não dermos atenção e se ele não tiver "platéia", ele para, porque percebe que não adianta nada.
- Ensine o seu bebê desde bem pequeno que tudo tem hora certa para acontecer - não dê tudo o que ele te pedir, sabemos que muitas vezes não resistimos a um pedido deles, mas temos que tentar, para que não criemos um adulto problemático no futuro.
- Convide o seu bebê para participar das atividades com você - muitas das vezes o bebê faz birra, porque quer mais atenção do que você está dando, a dica aqui é sempre reservar um tempo somente para ele.
- Se o seu bebê tomar atitudes agressivas, como bater, vá até ele, olhe bem nos seus olhinhos e diga que aquela atitude que ele fez não é correta. Acredite o seu bebê vai te entender, só tenha cuidado para não alterar a sua voz, seja tranquilo ao passar a mensagem de correção.
- Quando o seu bebê estiver no auge da birra e for necessário, deixe-o no chão dando a birra e saia um pouco de perto, ele perceberá que toda vez que der birra você ficará distante e isto ele não quer por nada neste mundo.
- Jamais "compre" o seu bebê, sempre o recompense por algo que ele fez ou conquistou, isto será um bom hábito que ele aprenderá desde pequeno.
Enfim, sabemos que lidar com a birra dos nossos bebês não é uma tarefa simples, porém devemos saber que é uma tarefa possível. E com disciplina e paciência, conseguimos acabar com a birra deles.
A nossa pequena Luísa ainda faz birra quando quer alguma coisa, mas a nossa atitude é exatamente a que descrevi acima e não dura mais do que 2 minutos, porque ela sabe que não irá surtir efeito algum e só quem sai perdendo é ela.
A nossa pequena Luísa ainda faz birra quando quer alguma coisa, mas a nossa atitude é exatamente a que descrevi acima e não dura mais do que 2 minutos, porque ela sabe que não irá surtir efeito algum e só quem sai perdendo é ela.
Espero que apliquem as dicas acima e depois me escrevam a experiência de vocês. Se tiverem mais dicas, por favor me enviem que eu publico no blog.
Até a próxima!