O Amor pela minha filha Luísa!

"Corajosa e Lutadora, tem uma grande necessidade de se sentir aprovada e de agradar a todos. Com estranhos é inibida, mas quando tem confiança é bastante comunicativa. Pode ser arisca e rebelde, mas apaixona-se com facilidade e esforça-se para ter uma relação estável e duradoura, apresentamos ao mundo a nossa filha Luísa".



Daisypath Happy Birthday tickers

Total de Visitas do Blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Como fazer o seu bebê dormir a noite toda?

Este tema mexe com o soninho de muitas mamães, não é mesmo? Afinal, todas nós desejamos que os nossos bebês cresçam e se desenvolvam com muita saúde e alegria, mas para conseguir isto é necessário que os nossos bebês durmam uma bela noite de sono, e que durante o dia, tirem a sua sonequinha tão importante para o seu crescimento. Mas o que muitas mamães não sabem e se desesperam, é como conseguir que o seu bebê durma a noite todinha?

A minha pequena Luísa, desde os seus primeiros dias de vida, sempre dormiu super bem, e para que eu conseguisse esta façanha, segui algumas etapas, que aplico até os dias de hoje, vejam abaixo:
  • De 0 a 2 meses
    • Durante o dia e a noite, o leite materno era dado sempre, respeitando o tempo de 3 em 3 horas, mas quando percebia que ela queria mamar antes ou depois do tempo estabelecido, também oferecia o peito. O bebê precisa estar bem alimentado para dormir melhor.
    • Após cada mamada, a colocava para arrotar, se dormisse mamando, substituia o peito pela chupeta e a colocava no berço, ou tirava ela do peito e a colocava no seu bercinho sem a chupeta mesmo, com uma musiquinha bem tranquila. A idéia é que o bebê sempre associe que, após a mamada, deve-se tirar uma sonequinha, nem que seja por 10 minutinhos.
  • De 3 a 4 meses
    • Durante o dia, a Luísa já não dormia mais mamando. Após a mamada, eu a colocava para tirar uma sonequinha, após aproximadamente 30 minutos de soneca, ela estava zerada para brincar e se desenvolver. A sonequinha durante o dia vitaliza a energia dos nossos bebês e evita o mau humor.
    • Durante a noite, sempre estipulei que a hora limite para dormir seria as 21:00h, desta forma, todos os dias, após o banho,  ela mamava e já sabia que era hora de dormir. O seu soninho já se estendia por 8 horas durante a noite. Estimular a hora de dormir, é ensinar o seu bebê a ter limites e diciplina desde pequeno.
  • A partir dos 4 meses até os dias de hoje
    • A rotina da Luísa já está bem estabelecida e entendida por ela. Os imprevistos ocorrem, mas o que vale é a rotina que ela já conheçe e respeita.
    • Ela ainda mama, mas a alimentação sólida já faz parte da sua vida. Quando o bebê começa a se alimentar com outros alimentos, o sono passa a ser mais duradouro, afinal, ele precisa fazer a digestão e é a nossa missão incentivá-los a tirar uma soneca.
    • Tudo tem hora para começar e terminar, assim, ela entende que é hora de brincar, mamar, comer, passear e, especialmente, dormir. Dormir e coçar é só começar..rs.
    • O ritual do sono é sempre o mesmo, coloco a Luísa para dormir, rezo com ela e pronto, a deixo no berço, e em pouco tempo ela pega no sono e já dorme 10 horas durante a noite. Depois de um dia cheio de brincadeiras, passeios, comidinha, musiquinha, o corpo e a mente do bebê pede por um descanço.
Bom, estes são os "truques" que utilizo com a minha filhota desde que ela nasceu e que vem dando ótimos resultados. Ela é super diciplinada e compreende o quanto o soninho é importante para o seu desenvolvimento e também sabe que ao amanhecer, ela terá todas as suas energias recuperadas para um maravilhoso dia de muita diversão! Espero que estes "truques" ajudem vocês também a fazer com que o seu bebê tenha uma excelente noite de sono. Abraços e até a próxima.

2 comentários:

  1. Oi Carla tudo bem?

    Sua filha é linda, parabéns :)

    Com os meus nunca tive problemas pra eles dormirem, puxaram o pai e dormiam a noite todinha rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  2. olá Karla!OJoão Vitor ainda não dorme a noite toda e todos os dias fico me perguntando o porque.Aconteceu há alguns MESES atrás dele dormir a noite toda, mas foram apenas alguns dias e depois voltou a acordar novamente.
    No inicio ele acordava 2x pra mamar. Hoje ele acorda apenas 1x, lá pelas 3:00hs. Não sei se é fome ou é costume.Ele não pegou chupeta , então não consigo enganá-lo dando a chupeta.
    Nós temos uma rotina bem legal tbém, ele tira suas sonequinhas durante o dia, brinca bastante ,dorme sempre no mesmo horário lá pelas 21:30hs, mas ainda não consegui que ele durma a noite toda!
    ótimo seus "truques", mas já fiz de tudo e ele ainda acorda!
    Quem sabe quando ele começar a comer papa salgada em fevereiro ele consiga dormir a noite toda né?
    Vou te dando notícias!
    bjos..

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do meu Blog!