O Amor pela minha filha Luísa!

"Corajosa e Lutadora, tem uma grande necessidade de se sentir aprovada e de agradar a todos. Com estranhos é inibida, mas quando tem confiança é bastante comunicativa. Pode ser arisca e rebelde, mas apaixona-se com facilidade e esforça-se para ter uma relação estável e duradoura, apresentamos ao mundo a nossa filha Luísa".



Daisypath Happy Birthday tickers

Total de Visitas do Blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ensinando o seu bebê a se sentar!

Caramba, como cada dia do desenvolvimento dos nossos bebês é esperado por todas nós mamães, não é? Afinal, ficamos ansiosas para vê-los realizando tarefas que sabemos que, mais cedo ou mais tarde, eles irão realizar.

Com a minha pequena Luísa o sentimento não é diferente, fico louca de vontade para vê-la fazendo de tudo..rs..mas sei que preciso ter paciência e incentivá-la, aos poucos, no seu desenvolvimento, e assim o faço. Com esta filosofia, desde que a Luísa completou 4 meses, eu faço pequenos exercícios com ela, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento do seu corpinho, mas tudo com muito cuidado e respeitando o seu tempo. E com o passar dos dias, observei algumas transformações no seu desenvolvimento, dentre eles que ela já se virava sozinha para ficar de bruços quando colocada deitada, já tentava se levantar, pegava os objetos com as duas mãozinhas e arremessáva-os, enfim, sem contar com as inúmeras palavras na língua bebenêz..rs..uma farra total. 
Um pouco antes da Luísa completar 6 meses de vida, percebi que alguma mudança surpreendente estaria para acontecer, e brincando com ela no seu tapete colorido e com os seus brinquedinhos, reparei que ela não queria mais ficar deitada, nossa, era só colocá-la deitadinha que reclamava e quando eu a puxava pelas suas mãozinhas, ela se impulsionava toda para fica sentadinha e abria um enorme sorriso, isto mesmo, a minha pequena havia descoberto a magia de ver os seus brinquedos de cima para baixo, agora sentada. 
Com esta percepção, comecei a colocá-la sentada entre as minhas pernas na hora de brincar, desta forma, ela ficava livre para se mexer e pegar os seus brinquedos e ao mesmo tempo segura caso se desequilibrasse e caísse.
Gente, não tenho palavras, FANTÁSTICO, ela foi indo, caindo para um lado, se apoiando do outro, e em menos de uma semana, ela estava sentando sozinha! É claro que ela acabou de aprender a se sentar, e ficar equilibrada ainda exige algum esforço, mas já está curtindo o fato de estar crescida e cada vez mais dona do seu próprio narizinho.
Desse dia em diante, sempre a deixo sentadinha para brincar, e ela vibra com esta etapa, quase toda vencida. Ainda coloco algumas almofadas ao seu redor para protegê-la, porque algumas vezes ela se desequilibra e tomba em direção ao chão.
Muitas mamães devem estar se perguntando: "Qual foi o segredo para conseguir fazer ela se sentar aos 6 meses?", e a resposta eu dou apresentando algumas etapas que segui e sigo com a minha filhota, acompanhem:
  1. Respeite o tempo de desenvolvimento do seu bebê.
  2. Incentive-o com exercícios de fortalecimento da musculatura, equilibrio e mente, como por exemplo:
    1. Coloque-o de bruços na cama e deixe um brinquedinho ao seu alcance.
    2. Encoste-o em uma almofada, segure as suas mãozinhas e deixe-o se implusionar para frente.
    3. Coloque-o de barriguinha para cima em um superfície reta, e chame a sua atenção;
    4. Coloque-o sentado (repare se a coluna dele já esta retinha, não force), no meio das suas pernas e deixe-o brincar.
    5. Com ele ainda sentado, posicione alguns brinquedos um pouco distante das suas mãozinhas e deixe-o tentar buscá-los.
  3. Deixe-o a vontade para que o seu desenvolvimento seja o mais natural possível, mas fique atenta!
  4. Caso o seu bebê se desequilibre, olhe se está tudo bem, e permita que ele continue brincando, de forma a evitar traumas.
  5. Seja paciente.
  6. Vibre a cada etapa vencida, por menor que ela seja, o seu bebê entenderá que aquilo foi uma vitória e e estará disposto a alcançar novas metas.
  7. Dedique um tempo integralmente ao seu bebê, nada mais importa naquele momento, o seu bebê perceberá a sua dedicação.
Bem, as etapas acima ajudaram e ajudam a minha pequena Luísa a se desenvolver mais e mais, sempre lembrando que cada bebê é único e com o tempo de desenvolvimento distinto. O segredo para mim é fazer tudo com muito amor e dedicação, quando menos esperarmos, eles estarão crescidos e seguindo a suas vidas, que nós ajudamos a construir.

Até as próximas dicas!

2 comentários:

  1. Aiii titia... que coisinha maisi linda!!! Amo demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Ameiiiii! Verdade viu...AMOR e Paciência e a chave de tudo.... Bjus mil a nós mamães e sou de duas princesas gemeas

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do meu Blog!