O Amor pela minha filha Luísa!

"Corajosa e Lutadora, tem uma grande necessidade de se sentir aprovada e de agradar a todos. Com estranhos é inibida, mas quando tem confiança é bastante comunicativa. Pode ser arisca e rebelde, mas apaixona-se com facilidade e esforça-se para ter uma relação estável e duradoura, apresentamos ao mundo a nossa filha Luísa".



Daisypath Happy Birthday tickers

Total de Visitas do Blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Preparando o seu bebê para comer de tudo!

Olá mamães, imagino que assim como eu, vocês devem estar curtindo muito o desenvolvimento dos seus bebês, não é mesmo? E a pergunta desta vez é a seguinte: O seu bebê está sendo preparado para comer de tudo? Se você ainda não se fez esta pergunta, se prepare, porque daqui para frente temos um enorme desafio para cuidar da alimentação dos nossos bebês cada vez mais, e prepará-los para comerem de tudo e em todo lugar.
A nossa pequena Luísa iniciou a sua alimentação há dois meses e meio, e já estamos tomando algumas providências para que ela coma de tudo e em todo lugar, isto porque, não queremos que ela sinta dificuldades ao estar em outra cidade, sem a comodidade do seu dia a dia. Fico pensando em muitos bebês que só comem se a comidinha for batida no liquitificador,  se tiver o legume e a fruta que gostam e se estiverem sentados na cadeirinha própria para se alimentarem, o que ao meu ver se torna um grande problema, uma vez que priva os pais e o próprio bebê de passear em outra cidade ou até mesmo em outro país. Nós estamos criando a nossa pequena Luísa para que ela se adapte ao meio e não ao contrário, assim, poderemos viajar para todo lugar com ela sem que isto prejudique a sua alimentação e consequentemente o seu desenvolvimento, já que durante as viagens, muitas vezes não existem cozinha para se preparar o alimento diferenciado, não há liquitificador para fazer a sopinha e nem uma cadeirinha própria para a alimentação.
O segredo está em acostumar o seu bebê a se sentir bem em todo lugar e comer a comidinha existente, sentado no seu carrinho ou até mesmo no colo. Para ficar mais claro, listei algumas dicas que são utilizadas por nós na alimentação da nossa Luísa, acompanhem:

  • A comidinha é sempre preparada em pequenos pedaços, é importante que o bebê sinta o gosto de cada alimento.
  • Nenhuma comidinha é batida no liquitificador, algumas vezes utilizo o triturador para a carne e frango.
  • Uma colher de azeite sempre é colocada na comidinha no almoço e jantar, ajudando na digestão e dando mais sabor.
  • Nada de oferecer suquinho após as refeições principais, apenas no lanche da manhã e tarde.
  • Lembre-se que o suco não deve substituir a água, por isto, sempre ofereça água para o seu bebê.
  • Não dê biscoitos ou outras comidinhas antes das refeições, assim o seu bebê comerá melhor e não estará com a barriguinha cheia.
  • Se estiver em um local que não tem como esquentar a comida do seu bebê, leve-a embrulhada em um papel alumínio, conserve-a em uma bolsa térmica e sirva na temperatura em que se encontra.
  • Evite comidas industrializadas, mas se for inevitável, opte por aquelas que tem bastante nutrientes, como por exemplo, legumes, feijão e beterraba.
  • Uma dica que aprendi com a minha mãe é cortar em cubos variedades de legumes crus, misturar tudo, colocar em saquinhos, suficientes para 2 dias (almoço e jantar) e colocar no congelador. Na hora de preparar a comidinha, você economiza tempo e a comida estará bem fresquinha.
  • Acostume o seu bebê a comer perto de outras pessoas e de barulhos diversos, assim, ele não se importará em se alimentar em qualquer lugar.
  • Se for viajar de avião com o seu bebê, programe-se para que ele coma antes ou depois do vôo, mas se for uma viagem de muitas horas, leve tudo pronto e bem conservado, segure-o no colo e sirva a comidinha.
  • Dê um intervalo de 3 em 3 horas para cada refeição, assim o bebê comerá com mais vontade e na hora certa.
  • Jamais desista de alimentar o seu bebê, pode parecer difícil no começo, mas insista, dê um brinquedo para distraí-lo, mas tenha paciência para que ele coma tudinho.
  • Cante para o seu bebê comer, acredite, dá muito certo.
  • Ao final de cada refeição, comemore com o seu bebê a finalização de mais uma comidinha, assim, ele perceberá o quanto é importante e feliz aquele momento.
  • Sempre diversifique a alimentação do seu bebê com verduras e legumes diferentes, se perceber que ele não gostou muito de algo, insista pelo menos 3 outras refeições.
  • Faça a comidinha do seu bebê com pouco sal, lembre-se ele ainda está se desenvolvendo, mas pode caprichar nos temperos naturais, como cebola, alho, salsinha, etc...
  • Antes de dar a comidinha para o seu bebê, experimente e veja se o gosto está agradando, lembre-se, o seu bebê merece tudo do bom e melhor.
  • Vá com calma na hora de alimentar o seu bebê, cuide para que ele não se engasgue, deixe-o apreciar a sua comidinha e no seu tempo.
Bem estas são algumas dicas para que o seu bebê se alimente cada dia melhor, comendo de tudo e em todo lugar, mas lembre-se de sempre consultar as orientações do pediatra do seu bebê, porque cada um tem a sua particularidade e nem sempre a regra é para todos.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. meu Pablo come de tudo,menos produtos com lactose que é alergico, agora minha Pérola não gosta de nada nem de besteiras.
    bj
    bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. adorei estas dicas!!! me ajudará bastante!!! bjos e aguardando ansiosa aproxima postagem....

    ResponderExcluir
  3. Karla, ótimas dicas, adorei e ja segui uma sua. Tem várias que ja faço com meu João Vitor, mas não sabia que dava pra congelar os legumes e ficarem frescos para os outros dias. Já fiz e aprovei! Valeu a dica!
    Ah, vc tbém congela papinhas? gostaria de saber como faz? me de dicas, obrigada! bjos..

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, que ótimo que aprovou as dicas! Eu congelei uma vez as papinhas já prontas e percebi que elas perderam muitos nutrientes e o sabor também, então não faço mais, prefiro congelar os legumes crus e ir fazendo, de 2 em 2 dias, bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do meu Blog!